As empresas se tornam parceiras quando podem disponibilizar, sem custos, materiais, equipamentos, serviços e expertise que serão utilizados somente em situação de emergência sofrida por uma instituição que detenha patrimônio cultural. Esses itens ficarão em posse da empresa parceira e o Blue Shield Brasil cadastrará essa informação em caráter privado.  

Em caso de uma situação de emergência os parceiros serão acionados para colaborar e disponibilizar, sem custo, os bens necessários para o resgate de bens patrimoniais em risco. O encaminhamento e uso dos materiais equipamentos e serviços acontecerá exclusivamente no momento emergencial, a partir de uma solicitação intermediada pelo Blue Shield Brasil.

Exemplos de materiais, equipamentos e serviços necessários em uma ocorrência emergencial


Rolos de fita de segurança (amarela/preta), Rolos de filme plástico, Papel toalha, Papel filtro, Flanelas, Esponjas, Placas de poliondas, Sacos plásticos Ziplock, Trinchas, Material básico de escritório.
Luminárias, Mesas de trabalho, Ventiladores, Desumidificadores, Secador de cabelo, Pallets de plástico, Bandejas plásticas, Caixas plásticas, Laptop, Máquina fotográfica, Rádios de comunicação, Baterias.
Caminhões refrigerados/freezer, Caminhões de transporte, Depósitos temporários de guarda.