Grupos de trabalho para compartilhar informações e conhecimento com a finalidade de sensibilizar os profissionais e as instituições para uma resposta concreta para proteger o patrimônio cultural em situação de risco.


Desenvolvimento da Rede
parcerias, recursos comuns e membros

A busca para a identificação de parceiros e recursos disponibilizáveis, sem custos, necessários em situação de emergência sofrida por uma instituição que detenha patrimônio cultural. Esses itens, materiais, equipamentos, serviços e expertise ficam em posse da empresa parceira e o Blue Shield Brasil mantêm um cadastro com as informações em caráter privado. No momento emergencial a empresa será requisitada a disponibilizar o bem. O GT-Rede se ocupará dos cadastros e chamadas das parcerias e membros

Relatos sobre Acervos
situações de risco e boas práticas

Estudo sobre acervos e coleções evidenciando as ameaças enfrentadas sejam elas decorrentes de aspectos climáticos, acidentes naturais, condições deficientes de segurança, acondicionamento, exposição às pragas, ou infligidos pelo ser humano.   Levantamento e divulgação de informações sobre as características das ameaças mais comuns às coleções brasileiras, medidas preventivas e soluções já encontradas. O GT-Acervos se ocupará de estudar as boas práticas e as situações de risco.

Estudos de Elaboração de Planos de Emergência

Apesar de todas as ações preventivas diminuírem substancialmente os riscos aos acervos, é preciso estar preparado para situações de emergência, causadas pela ação do homem ou da natureza.  Um bom plano de emergência deve ser parte de um programa de gerenciamento de riscos ao patrimônio, que deve prever ações que vão da identificação e detecção até o bloqueio e recuperação do acervo.  O GT-PLANO se ocupará de estudos, preparos e treinamentos que visam a elaboração de um Plano de Emergência Integrado.